2025 pode ser o ano dos ETFs de criptomoedas, prevê especialista

2025 pode ser o ano dos ETFs de criptomoedas, prevê especialista
CriptoNoticias

O mercado de ETFs de criptomoedas pode passar por uma transformação em 2025, segundo Nate Geraci, presidente da The ETF Store. 

Geraci acredita que mudanças políticas e regulatórias nos Estados Unidos com a nova administração de Donald Trump criarão um ambiente mais favorável para esses produtos financeiros.

De acordo com Geraci, a postura do governo republicano será receptiva às criptomoedas, marcando uma ruptura com a administração de Joe Biden. 

Uma das mudanças já vista é a nomeação de Paul Atkins, conhecido defensor das criptos, como presidente da SEC dos EUA. 

Além disso, a criação de um novo cargo de chefe de criptomoedas, a ser ocupado pelo veterano do Vale do Silício David Sacks, promete influenciar as políticas da indústria blockchain. 

Sacks liderará um conselho consultivo formado por executivos do mercado cripto, cuja missão será orientar o governo em questões regulatórias.

9 previsões para o mercado de criptomoedas feitas por Geraci
  1. ETFs spot de Bitcoin podem ultrapassar os ETFs de ouro em tamanho, impulsionados pelo interesse de investidores institucionais e de varejo.
  2. A aprovação de opções para ETFs de Ethereum está a caminho.
  3. Ajustes regulatórios podem permitir a criação e o resgate in-kind para ETFs de Bitcoin e Ethereum.
  4. Novos produtos focados em ETH com funcionalidades de staking devem surgir.
  5. A Bitwise deve liderar o lançamento de produtos diferenciados, como um ETF baseado no padrão Bitcoin para corporações com ativos superiores a um bilhão de dólares.
  6. Pelo menos 50 novos ETFs relacionados a criptomoedas podem ser lançados, com destaque para produtos baseados em opções e fundos de títulos de dívida em Bitcoin.
  7. Produtos focados em Solana e XRP aguardam aprovação regulatória.
  8. Bitwise e Grayscale estão na corrida para oferecer ETFs que acompanhem índices do mercado de criptomoedas.
  9. A Vanguard, tradicionalmente conservadora, pode finalmente permitir acesso a ETFs de Bitcoin e Ethereum em suas corretoras.

Segundo Geraci, o avanço do meio cripto dependerá da clareza regulatória em relação à classificação de ativos digitais como valores mobiliários ou commodities. A definição desse status será importante para determinar se a jurisdição caberá à SEC ou à Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

Leia mais: ETF spot de Solana nos EUA deve ser aprovado apenas em 2026, diz CEO

Deixe seu comentário: