A 21Shares apresentou uma solicitação formal à SEC dos Estados Unidos para o lançamento de um ETF spot de XRP.
Caso a Comissão aprove o pedido, a empresa criará o 21Shares Core XRP Trust, que será listado na Cboe BZX Exchange e terá a Coinbase Custody Trust Company como custodiante oficial do fundo.
Segundo um porta-voz da gestora de ativos, a empresa está comprometida em aumentar o acesso dos investidores norte-americanos ao mercado de criptomoedas e impulsionar a inovação no setor.
O que pode impedir o avanço dos ETFs de XRP nos EUA?
A SEC ainda está em uma disputa judicial com a Ripple, emissora do XRP, desde que acusou a empresa de captar ilegalmente US$ 1,3 bilhão em vendas de tokens sem registro.
Em 2023, a juíza Analisa Torres, da Corte Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, decidiu a favor da Ripple em relação às vendas programáticas de XRP, classificando-as como legais e fora das leis de valores mobiliários.
No entanto, para as vendas diretas a investidores institucionais, a juíza entendeu que o XRP deve ser tratado como um valor mobiliário, o que levou à imposição de uma multa de US$ 125 milhões.
A decisão gerou apelos de ambas as partes, com o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, criticando a SEC por manter o caso por tanto tempo.