250 mil cidadãos canadenses pedem revogação da cidadania de Elon Musk

250 mil cidadãos canadenses pedem revogação da cidadania de Elon Musk
Brasil de Fato

A relação de Elon Musk com o governo dos Estados Unidos tem impactado em suas empresas, mas agora essa situação começa a se refletir também em sua vida pessoal. Um novo movimento no Canadá está pedindo a revogação da cidadania canadense do bilionário, com milhares de pessoas assinando uma petição que critica suas ações.

De acordo com o Cryptopolitan, a petição, lançada há apenas cinco dias, já obteve mais de 250.000 assinaturas de cidadãos canadenses. Ela permanecerá aberta para novas adesões até 20 de junho.

O texto da petição alega que Musk tem se envolvido em atividades que vão contra os interesses do Canadá, afirmando que ele usou sua fortuna e influência para interferir nas eleições do país.

Além disso, o movimento destaca que o CEO da Tesla se associou a um governo estrangeiro que estaria tentando apagar a soberania canadense, ataque que precisa ser abordado, segundo os organizadores da petição.

Musk respondeu à petição em uma postagem na rede social X, onde declarou que “o Canadá não é um país real”. No entanto, a mensagem foi posteriormente apagada.

A origem de Musk

O empresário é cidadão canadense por conta do nascimento de sua mãe em Saskatchewan, no Canadá. Musk nasceu na África do Sul, mas possui dupla cidadania, tanto canadense quanto estadunidense.

Quando tinha 18 anos, ele se mudou para o Canadá vindo da África do Sul, onde trabalhou em empregos temporários enquanto estudava na Queen’s University, em Kingston, Ontário. Posteriormente, ele se mudou para os Estados Unidos.

Atualmente, Musk tem apoiado publicamente as políticas de imigração rígidas de Trump, mesmo após a especulação de que ele teria trabalhado ilegalmente nos Estados Unidos enquanto era estudante.

Steve Bannon, ex-assessor do presidente dos EUA, chegou a chamá-lo de “imigrante ilegal parasita” em uma entrevista. Contudo, o bilionário negou as acusações, afirmando que nunca cometeu ilegalidades e que se naturalizou cidadão estadunidense em 2002.

Quanto à petição contra Musk, a probabilidade de sucesso é pequena, já que ela não possui força legal e é mais simbólica.

Leia mais: Acabou! O mercado de criptomoedas está caindo por causa dos grandes players, aponta analista

Deixe seu comentário: