7 especialistas falam sobre o que esperar para o mercado de criptomoedas em 2025

7 especialistas falam sobre o que esperar para o mercado de criptomoedas em 2025
Pixabay

Ao falar sobre o que esperar para o mercado de criptomoedas em 2025, Michael Harvey, da Galaxy Digital, disse que acredita que o DeFi está prestes a viver uma nova onda de crescimento.

Após um período de explosão em 2020, seguido por uma fase de estagnação, a área tem se revitalizado com regulamentações mais claras e avanços na experiência do usuário.

Spark e Ethena podem ser os protagonistas do próximo ano, enquanto as já consagradas Uniswap, Aave e Compound continuam ganhando força.

Harvey também destacou o papel de Solana (SOL), cujas exchanges descentralizadas frequentemente superaram as do Ethereum (ETH) em volume de transações em 2024, além do avanço do Bitcoin (BTC) no DeFi com as iniciativas Ordinals e BTCFi.

Instituições financeiras

Amar Kuchinad, CEO global da Copper.co, projeta que 2025 será um divisor de águas para o mercado de criptomoedas, com fundos de títulos tokenizados ganhando popularidade.

O analista prevê que blockchains públicas assumirão funções de consenso periódico, enquanto redes privadas e híbridas gerenciarão operações diárias.

Bitcoin como ativo estratégico

Segundo Ben Caselin, da VALR, nações podem intensificar o uso do Bitcoin em suas reservas, enquanto mercados emergentes tendem a consolidar operações em exchanges nacionais e continentais licenciadas.

No entanto, Caselin também comenta sobre riscos associados à emissão desenfreada de tokens especulativos, comparando-a ao excesso de impressão de moeda por bancos centrais.

Tokenização de ativos

Morgan Krupetsky, da Ava Labs, aposta na expansão de ativos tokenizados, principalmente de ações e títulos, como alternativas eficientes e transparentes.

Ele acredita que mudanças regulatórias podem facilitar a adoção de infraestruturas blockchain por bancos, impulsionando a convergência entre finanças tradicionais e digitais em áreas de pagamentos e cadeias de suprimentos.

Stablecoins

Norris Wang, da Balance.fun, projeta que o mercado de stablecoins ultrapassará US$ 250 bilhões até o final de 2025, impulsionado por regulamentações mais equilibradas.

Além disso, ele vê a inovação no DeFi acelerando e a integração com o setor de fintechs criando novas oportunidades, solidificando a posição de Nova York como um dos principais hubs cripto globais.

Inteligência artificial e mercados emergentes

Chris Yin, da Plume, acredita no crescimento da fusão entre inteligência artificial e cripto, com agentes de IA gerando novos casos de uso.

Por fim, Mohammad Raafi, da Fasset, chama atenção para o papel da Indonésia e do Paquistão no crescimento do mercado de criptomoedas.

Soluções financeiras descentralizadas e a tokenização de imóveis têm aumentado o acesso a investimentos globais e promovido inclusão financeira em regiões subbancarizadas.

Em 2024, mais de 60% das novas carteiras cripto foram criadas em mercados emergentes, e a tendência deve se intensificar em 2025.

Leia mais: Galaxy Research lança relatório sobre preço do bitcoin em 2025

Deixe seu comentário: