O launchpad Pump.fun é atualmente o principal motor de atividades na rede Solana (SOL).
Para exemplificar, apenas no último fim de semana, a plataforma foi responsável por mais de 70% de todas as transações realizadas na blockchain. Esse domínio é o maior registrado desde que o serviço desativou seu recurso de livestreaming em novembro de 2024.
E esse desempenho não é de se estranhar, pois a Pump.fun tem sido o destino preferido para a criação, compra e venda de memecoins.
Com 5,5 milhões de tokens gerados em seu primeiro ano de operação, a plataforma se consolidou como uma das mais acessíveis do mercado cripto, permitindo que usuários sem conhecimentos técnicos criem tokens em poucos minutos.
Além disso, com um faturamento mensal de US$ 79,94 milhões, segundo dados da DefiLlama, a Pump.fun supera o Tron (TRX) e o Bitcoin (BTC) em receita.
Nada de concorrência
Apesar da competição do Moonshot, lançado pelo DEX Screener em junho, a Pump.fun manteve sua liderança.
Enquanto o Moonshot teve picos modestos de atividade, com mil tokens criados por dia em apenas duas ocasiões em dezembro, sua maior concorrente registrou 45 mil tokens gerados em apenas 24 horas.
A plataforma também domina as exchanges descentralizadas na Solana, respondendo por 56,2% de todas as transações realizadas neste mês.
Contudo, apenas 1,21% dos tokens criados na Pump.fun atingem os critérios necessários para serem listados em exchanges.
Leia mais: Solana pode atingir US$ 4 mil no longo prazo, aponta analista