A Walt Disney Company anunciou uma nova rodada de demissões que afetará centenas de colaboradores em operações globais. O intuito da empresa é conter custos em meio à migração do público do modelo tradicional de TV a cabo para o streaming.
As áreas mais impactadas são a do marketing para cinema e televisão, publicidade para TV, casting, desenvolvimento e operações financeiras corporativas.
A empresa informou ao Yahoo Finance que a abordagem foi “cirúrgica”, visando reduzir ao máximo o impacto sobre os colaboradores e ressaltou que nenhuma equipe será completamente extinta.
No último balanço trimestral, a Disney reportou uma queda de 13% na receita anual das redes lineares — que se refere à arrecadação com canais tradicionais de TV, como ABC e ESPN —, enquanto a receita do segmento direto ao consumidor — que compreende as plataformas de streaming Disney+ e Hulu — subiu 8%.
Desde 2023, a Disney já eliminou mais de 8 mil cargos para economizar US$ 7,5 bilhões anuais. Este ano, 200 posições foram cortadas na divisão de notícias e entretenimento, impactando a ABC News. Inclusive, o site FiveThirtyEight, especializado em jornalismo político e de dados, também foi encerrado.
Leia mais: Sonho bilionário: compre sua própria ilha em Dubai