A Coinbase conquistou o primeiro lugar no ranking das exchanges de criptomoedas referente ao segundo trimestre de 2025, superando a Binance. A classificação foi divulgada pela Kaiko, provedora de dados de mercado, que avaliou as plataformas com base em seis critérios: governança, liquidez, segurança, tecnologia, qualidade dos dados e desempenho empresarial.
Governança, liquidez e segurança foram os pontos em que a Coinbase mais se destacou. A empresa sediada nos Estados Unidos superou Kraken, Binance e Crypto.com, sendo considerada pela Kaiko como a exchange mais eficiente e confiável da indústria.
A atuação da Coinbase em colaboração com autoridades também foi destacada. A exchange ajudou a desarticular um esquema de spoofing, manipulação fraudulenta de ordens de compra e venda para enganar outros investidores, que movimentou US$ 20 milhões em 2024, liderado por Chirag Tomar.
No entanto, apesar da boa classificação, a plataforma cripto enfrenta desafios. Um vazamento de dados ocorrido em janeiro de 2025 voltou a ser comentado em maio. O caso diz respeito à contratação de serviços terceirizados de suporte ao cliente para a TaskUs, na Índia. Uma funcionária da prestadora foi flagrada fotografando telas com informações sensíveis de clientes.
Além disso, a empresa deve comparecer à Justiça Federal dos Estados Unidos por conta de uma ação movida pelo procurador-geral do estado do Oregon, Dan Rayfield.
A ação alega que a Coinbase teria violado leis estaduais de proteção ao consumidor, permitindo práticas comerciais enganosas relacionadas à negociação de ativos digitais.
Leia mais: Junho costuma ser ruim para o bitcoin: será diferente este ano?