Grok 4 usa posts de Musk ao tratar de temas polêmicos

Grok 4 usa posts de Musk ao tratar de temas polêmicos
Imagem destaque: ChatGPT

No lançamento do Grok 4, Elon Musk afirmou, ao vivo nas redes sociais, que o objetivo de sua empresa xAI era criar uma “IA que busque a verdade ao máximo”. Porém, o que é “buscar a verdade” quando questões controversas estão em jogo? 

A nova IA de Musk parece estar, de alguma forma, mais inclinada a seguir suas próprias opiniões. Mas será isso algo preocupante ou apenas uma adaptação de uma IA aos seus fundadores?

🤔 A busca pela verdade… de Musk? 

Ao interagir com o Grok 4, usuários notaram que a IA parecia consultar as postagens de Musk no X ao responder questões sobre tópicos delicados como o conflito Israel-Palestina, aborto e imigração. 

Ou seja, ao invés de simplesmente fornecer uma análise imparcial, Grok 4 pode estar procurando a “verdade” conforme vista através dos olhos de Elon Musk. 

Essa prática pode ser uma tentativa de lidar com as frustrações do bilionário sobre a IA ser “demasiado politicamente correta”.

🧐 O problema com a falta de “cartões de sistema” 

Enquanto as empresas de IA, como OpenAI e Anthropic, costumam liberar relatórios detalhados sobre como seus modelos são treinados, a xAI, de Musk, não seguiu essa prática. 

A falta de transparência sobre como o Grok 4 foi alinhado torna difícil saber até que ponto a IA está sendo moldada para fornecer respostas neutras ou se está apenas reproduzindo as visões de seu criador.

O Grok 4 possui um imenso potencial, mas o questionamento sobre sua imparcialidade coloca em xeque sua utilidade. 

Será que Musk está criando uma IA que defende sua visão de mundo? Ou será que, no futuro, ela realmente se tornará uma ferramenta que busca a verdade de maneira mais objetiva e imparcial?

📌 Leia também

OpenAI vai lançar navegador próprio para bater de frente com o Chrome

Novo recurso do Gemini transforma fotos em vídeos com IA

Tesla vai integrar IA Grok nos carros “até a próxima semana”, diz Elon Musk

 Fique por dentro das maiores curiosidades do mercado de IA: entre no nosso canal no WhatsApp.

Deixe seu comentário: