NASA e Google criam IA médica para missões na Lua e Marte

NASA e Google criam IA médica para missões na Lua e Marte
Imagem destaque: Pexels

A NASA e o Google estão desenvolvendo uma ferramenta de inteligência artificial para ajudar astronautas a cuidar da própria saúde durante missões de longa duração, como as previstas para a Lua e Marte. A iniciativa garantirá diagnósticos e tratamentos mesmo quando não há médico a bordo ou comunicação imediata com a Terra.

O projeto recebeu o nome de Crew Medical Officer Digital Assistant (CMO-DA) e funciona como um assistente médico digital multimodal. Ele é capaz de interpretar sintomas, sugerir diagnósticos e indicar tratamentos de forma autônoma.

Treinado com literatura sobre voos espaciais, o sistema usa processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para oferecer análises rápidas e seguras do estado de saúde e desempenho da tripulação.

Nos primeiros testes, o CMO-DA foi avaliado com base no modelo de exame usado para medir habilidades clínicas de estudantes e profissionais de saúde. Os resultados mostraram boa precisão na identificação de problemas a partir dos sintomas informados.

Agora, a equipe do Google e da NASA trabalha junto a médicos para refinar o sistema, tornando-o mais confiável para cenários reais e extremos.

Embora criado para apoiar missões espaciais, o CMO-DA também pode beneficiar a Terra. A tecnologia tem potencial para oferecer atendimento médico de qualidade em áreas remotas, onde o acesso a especialistas é limitado.

📌 Leia também:

Apple processa Apple Cinemas por “confundir consumidores”

OpenAI libera dois modelos de IA gratuitos para download

Google lança IA que cria mundos 3D com memória visual

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo: entre no nosso canal no WhatsApp.

Deixe seu comentário: