Ataque de 51% atinge Monero e derruba preço do XMR

Ataque de 51% atinge Monero e derruba preço do XMR
Imagem destaque: Pexels/Andrea Piacquadio

O pool de mineração Qubic anunciou ter ultrapassado a marca de 51 % do poder computacional da rede  Monero (XMR), o que abre espaço para reorganizar blocos, atrasar confirmações e até criar risco de duplo gasto. O preço do XMR caiu mais de 10 % nas horas seguintes.

Segundo o CTO da Ledger, Charles Guillemet, a rede sofreu um ataque bem-sucedido, com blocos órfãos e reorganização visível. Dados da blockchain mostram que 60 blocos foram descartados nas últimas 24 horas, padrão típico de estratégias de “selfish mining”, estratégia usada por mineradores para obter mais recompensas do que deveriam.

🛠️ A versão da Qubic 

Liderada por Sergey Ivancheglo, cofundador da IOTA, a Qubic afirmou que não agiu com má-fé. A narrativa oficial é de que se tratou de um teste técnico para medir a resiliência da Monero. A operação teria sido aprovada por votação em DAO e estava nos planos públicos do projeto.

No entanto, a comunidade não recebeu bem essa justificativa. Em poucas horas, mineradores redirecionaram recursos para outros pools, derrubando a fatia da Qubic de 45% para menos de 15%.

Yu Xian, fundador da SlowMist, comentou sobre o episódio dizendo que achou o caso “muito interessante” e que o pool Qubic utilizou uma estratégia de jogo baseada em incentivos econômicos para realizar a verificação de um ataque de 51 % contra a Monero. 

Segundo o especialista, foi como usar US$ 3 bilhões (valor de mercado do QUBIC) para “alavancar” US$ 50 bilhões (valor de mercado do Monero), tornando uma teoria possível na prática.

Xian aponta que o Qubic conseguiu isso usando um mecanismo chamado uPoW (useful Proof of Work), que permitiu acumular rapidamente grande parte do hashrate da altcoin  focada em privacidade.

Até o momento, nenhum comunicado oficial foi emitido pelos desenvolvedores do Monero. 

📌 Leia também:

Circle lança blockchain para acelerar pagamentos com stablecoins

Desenvolvedor do Ethereum é preso na Turquia

Binance anuncia 5 novidades para investidores cripto

Fique por dentro das notícias mais quentes do mercado cripto: entre no nosso canal no WhatsApp.

Deixe seu comentário: