A Perplexity, startup de inteligência artificial, ofereceu US$ 34,5 bilhões para adquirir o Chrome, navegador do Google com mais de 3,5 bilhões de usuários no mundo.
A oferta da Perplexity é quase o dobro do seu próprio valor de mercado, estimado em US$ 18 bilhões.
Segundo a empresa, o financiamento está garantido por fundos de capital de risco dispostos a bancar tudo.
A carta enviada ao CEO da Alphabet, Sundar Pichai, afirma que a proposta pretende atender a um possível remédio antitruste, transferindo o navegador para um operador independente e competente.
O Google não respondeu oficialmente, mas Pichai já declarou em tribunal que vender o Chrome ou obrigar o Google a compartilhar dados colocaria o negócio em risco e criaria problemas de segurança.
O juiz Amit Mehta, responsável pelo processo, já concluiu que o Google monopoliza o mercado de buscas e agora avalia como restaurar a concorrência.
Uma das possibilidades é justamente obrigar a empresa a se desfazer do navegador.
A disputa judicial, iniciada em 2020 pelo Departamento de Justiça dos EUA, vai além do Chrome. O juiz também pode limitar os pagamentos do Google para ser o buscador padrão em dispositivos, obrigar a empresa a compartilhar dados com rivais, além de abrir espaço para novas ferramentas de busca com IA.
Durante as audiências, Mehta chegou a questionar se vender o navegador não seria uma solução mais “limpa” do que outras alternativas.
Do outro lado, a Perplexity lançou seu próprio navegador, o Comet. Ao garantir que manteria o Chromium e deixaria o Google como buscador padrão no Chrome (com possibilidade de troca), tenta mostrar que a transição seria suave.
📌 Leia também:
NASA e Google criam IA médica para missões na Lua e Marte
Apple processa Apple Cinemas por “confundir consumidores”
OpenAI libera dois modelos de IA gratuitos para download
Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo: entre no nosso canal no WhatsApp.