Saiba o que a redução das taxas de juros pelo Fed significa para o mercado de criptomoedas

Saiba o que a redução das taxas de juros pelo Fed significa para o mercado de criptomoedas

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, sinalizou a possibilidade de reduzir as taxas de juros em breve durante o Simpósio Econômico de Jackson Hole.

“A direção do caminho está clara, e o momento e o ritmo dos cortes nas taxas dependerão dos dados que estão por vir, das perspectivas em evolução e do equilíbrio dos riscos”, disse Powell.

Mas como essa fala foi recebida pelo mercado de criptomoedas?

Na verdade, de forma bastante positiva. Afinal, o bitcoin (BTC) teve uma alta de 6% e passou a ser negociado acima da marca de US$ 64.000 após o discurso de Powell.

Esse aumento da criptomoeda primária ocorreu porque, geralmente, investimentos de maior risco se valorizam quando a política monetária é mais favorável ao crescimento econômico.

Entendendo a dinâmica de juros e como ela afeta as criptos

Desde março de 2022, o Fed vem elevando agressivamente as taxas de juros para combater a alta inflação, levando-as de quase zero para uma faixa entre 5,25% e 5,50% até julho de 2023.

Este ciclo de aperto monetário foi o maior na história dos EUA.

Com as taxas de juros mais altas, os investidores são direcionados para ativos mais seguros, como títulos do governo, que oferecem retornos mais sólidos em momentos de incerteza.

Por isso, com a possível redução das taxas de juros em setembro, é provável que os investidores voltem a se interessar por ativos mais arriscados, como ações e criptomoedas.

A redução nos custos de empréstimos tende a estimular a atividade econômica, facilitando o acesso ao capital por consumidores e empresas.

Essa maior liquidez frequentemente leva a um aumento nos gastos e nos investimentos, o que pode impulsionar a valorização de ativos de maior risco, como o bitcoin.

David Brickell, chefe de distribuição internacional da FRNT Financial, e o ex-trader de forex Chris Mill compartilharam uma perspectiva otimista em seu boletim informativo “Connecting the Dots” sobre o tema.

Eles argumentam que um dólar enfraquecido, aliado às esperadas reduções nas taxas de juros, pode desencadear o próximo grande rally das criptomoedas.

“A tendência macroeconômica de alta criou o cenário para que o bitcoin alcance seu próximo recorde histórico”, escreveram eles.

Deixe seu comentário: