O Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, e o Banrisul anunciaram o lançamento da primeira blockchain baseada na tecnologia Hyperledger Besu, conectando as duas organizações.
A nova rede foi implementada na infraestrutura da Nuvem de Governo do Serpro, local seguro e escalável, projetado para facilitar a publicação de contratos inteligentes em um ambiente de testes.
“Estamos explorando como essa colaboração pode trazer inovações disruptivas, especialmente com o uso de smart contracts e a participação de outras entidades além dos bancos”, destacou Humberto Silva, superintendente de Inovação Financeira do Banrisul.
Este desenvolvimento é importante para que as empresas possam se preparar para a entrada do Drex.
O Drex, conforme descrito pelo Banco Central, é uma versão digital do real, com o mesmo valor e aceitação da moeda física. Ele permitirá a realização de transações financeiras seguras, utilizando ativos digitais e contratos inteligentes, e será liquidado pelos bancos dentro do sistema, que utiliza a Tecnologia de Registro Distribuído (DLT), garantindo a segurança e a integridade das operações.
“Com a blockchain sendo o alicerce do Drex, a criptografia garante a integridade de todas as transações, tornando a segurança um pilar fundamental desta nova infraestrutura digital”, afirmou Guilherme Funchal, gestor de Produtos Blockchain no Serpro.
Fonte: Serpro