Standard Chartered vê Ethereum mais atrativo que bitcoin

Standard Chartered vê Ethereum mais atrativo que bitcoin
Imagem destaque: Pexels/ Jonathan Borba

As empresas conhecidas como Digital Asset Treasuries (DATs), que acumulam criptomoedas em seus balanços e são negociadas em bolsa, podem se tornar grandes catalisadoras de preço para o Ethereum (ETH) nos próximos meses. A avaliação é do Standard Chartered, que publicou nesta segunda-feira (15) um relatório assinado por Geoffrey Kendrick, chefe global de pesquisa em ativos digitais do banco.

Segundo o documento, a principal altcoin do mercado tende a se beneficiar mais do fluxo dessas empresas do que o bitcoin (BTC) e a Solana (SOL). O motivo é que as DATs que acumulam ETH geram rendimento via staking, o que torna a cripto mais atrativa do que o BTC, que não possui retorno nativo. Apesar de a SOL também ter rendimento por staking, as DATs focadas em Ethereum estão mais consolidadas no mercado.

📉 Colapso nas mNAVs deve acelerar consolidação

O relatório chama atenção para a queda nas chamadas mNAVs, valor de mercado das empresas em relação à quantidade de cripto que elas possuem. Com a queda nos preços das ações das DATs, muitas delas estão sendo negociadas abaixo do valor dos ativos que detêm.

Kendrick afirma que, com esse cenário, as DATs ligadas ao bitcoin tendem a passar por consolidações e fusões. Em alguns casos, pode ser mais barato comprar outra empresa do setor do que adquirir BTC diretamente no mercado. No entanto, essa movimentação não geraria nova demanda líquida, apenas trocaria os detentores do ativo.

📊 Participação das DATs no mercado é alta

Atualmente essas empresas controlam uma fatia relevante do mercado com 4% de todo o BTC em circulação, 3,1% do ETH e 0,8% do SOL. Mudanças no desempenho dessas tesourarias listadas podem afetar diretamente os preços dos tokens.

Kendrick destaca que o sucesso das DATs, medido pelas mNAVs, tende a depender cada vez mais da capacidade de levantar capital barato, do tamanho das operações e do rendimento oferecido pelas criptos mantidas. Nesse contexto, os ativos com staking saem na frente.

🏗 Ethereum segue avançando mesmo com instabilidade

Entre os exemplos citados, o destaque vai para a BitMine Immersion (BMNR), maior DAT de Ethereum listada na NYSE American. A empresa já acumula mais de 2 milhões de ETH, o que representa 5% da oferta total, e ainda está distante de sua meta. O avanço mostra resiliência mesmo com a instabilidade nas mNAVs.

Já as DATs de Solana enfrentam incertezas adicionais. O relatório menciona que a Nasdaq pode exigir, em breve, aprovação prévia dos acionistas para que empresas comprem cripto, o que afeta a previsibilidade dessas estratégias.

📰 Leia também:

Circle leva USDC à Hyperliquid e investe no token HYPE

MetaMask lança stablecoin mUSD

Polkadot aprova teto máximo para emissão de tokens

Fique por dentro das crutiosidades do mundo tech: entre no nosso canal no WhatsApp.

Deixe seu comentário: