A comunidade da Gnosis Chain está reavaliando sua escolha de token para taxas de transação após o rebranding da MakerDAO para Sky e o lançamento da nova stablecoin Sky Dollar (USDS).
Tradicionalmente, a Gnosis Chain, sidechain que opera com uma versão do DAI chamada xDAI para as taxas de gas, tem enfrentado preocupações sobre a confiabilidade e descentralização futuras dos custos de transação. Afinal, a MakerDAO agora oferece um plano “endgame” que permitirá aos detentores de DAI trocarem seu ativo pelo USDS na proporção de 1:1.
A nova stablecoin apresenta características centralizadas, como uma função de “congelamento” que pode bloquear endereços de carteiras e restringir o acesso a usuários em regiões como o Reino Unido e os Estados Unidos.
De acordo com o membro da comunidade 0xLajota, essa mudança vai contra a essência da Gnosis, que é a descentralização e o uso permissionless.
Como resposta a essas preocupações, os membros da Gnosis Chain estão explorando alternativas para tokens de gas. Entre as sugestões estão a adoção de stablecoins descentralizadas como RAI ou LUSD, ou até mesmo a criação de uma cesta de moedas para possibilitar um processo de transação mais descentralizado e flexível.
Outra proposta que está sendo considerada é o uso do token nativo de staking da Gnosis Chain, o Gnosis (GNO).