A Commodity Futures Trading Commission dos Estados Unidos (CFTC) anunciou que chegou a um acordo com a Uniswap Labs, impondo uma multa de US$ 175 mil à empresa pela oferta de negociação de derivativos de ativos digitais considerados ilegais pelo regulador.
De acordo com a declaração da CFTC, a Uniswap Labs criou e implementou um protocolo baseado em blockchain que permitia aos usuários negociar em pools de liquidez de ativos digitais.
A interface web da empresa oferecia acesso a centenas desses pools com tokens alavancados que, segundo a CFTC, constituíam transações de commodities que não resultaram em entrega real dentro do prazo de 28 dias.
Tais ofertas, destinadas a participantes não qualificados, só são permitidas em mercados de contratos registrados na CFTC, algo que a Uniswap Labs não possuía, conforme acrescenta o comunicado.
“A ação de hoje demonstra mais uma vez o compromisso da Divisão de Execução em fazer cumprir rigorosamente a CEA à medida que as plataformas de ativos digitais e os ecossistemas DeFi evoluem. Operadores de DeFi devem estar atentos para garantir que as transações estejam em conformidade com a lei”, declarou Ian McGinley, diretor de execução da CFTC.