A Tether voltou a ser alvo de críticas relacionadas à transparência de suas reservas financeiras. Dessa vez, o alerta veio de um relatório divulgado pela Consumers’ Research, organização que atua na defesa dos direitos dos consumidores.
A organização questiona a clareza das informações prestadas pela emissora de stablecoins sobre suas reservas em dólar, que supostamente garantem o valor do USDT.
De acordo com o estudo da Consumers’ Research, a Tether estaria falhando em fornecer relatórios de transparência completos e, até o momento, não teria realizado uma auditoria integral de suas reservas, algo que a empresa já prometeu diversas vezes.
Nova FTX?
O documento também destaca que a falta de clareza nas operações da Tether pode ser comparada a eventos que culminaram no colapso da FTX e da Alameda Research, que enfrentaram questões similares relacionadas à falta de supervisão financeira.
Além disso, os analistas levantaram outra questão: a possível ligação da Tether com entidades maliciosas, sugerindo que a empresa poderia estar facilitando o uso do USDT por atores que buscam driblar sanções internacionais.