Durante o lançamento de sua nova plataforma de criptomoedas, World Liberty Financial, Donald Trump fez críticas à postura da SEC em relação ao mercado de criptomoedas. Em seu discurso, o bilionário destacou que, se não vencer as eleições em novembro, os construtores cripto que atualmente enfrentam investigações pela Comissão podem passar por tempos sombrios.
Segundo Trump, o cenário regulatório nos EUA tem sido “extremamente hostil” sob a liderança do atual presidente da SEC, Gary Gensler. Como exemplo, ele mencionou as investigações das exchanges de criptomoedas Coinbase, Binance e Kraken, além de ações contra o mercado de NFTs, como a notificação enviada ao OpenSea.
“Se nós não ganharmos a eleição, essas pessoas que agora estão livres terão grandes problemas”.
Apesar da tensão com a SEC, o cenário regulatório trouxe algumas surpresas boas, como a aprovação de fundos de Bitcoin e Ethereum pela agência. No entanto, Trump insinuou que sua entrada pública no espaço cripto pode ter influenciado positivamente o governo atual a suavizar suas ações.
“Desde que souberam que eu estava envolvido, começaram a tratar as pessoas melhor. Talvez seja por causa dos votos”.
SEC vs. mercado de criptomoedas
Durante a Bitcoin Conference 2024, Trump disse que demitiria Gensler caso seja reeleito. O presidente da SEC é frequentemente retratado na indústria blockchain como um dos principais contribuintes para a falta de avanço do setor nos EUA.
Sob o comando do banqueiro, a Comissão classificou altcoins importantes como securities, sem demonstrativos claros para isso, e perseguiu exchanges por listarem essas criptos. Além disso, a SEC foi incapaz de proteger investidores de empresas que realmente se mostraram fraudulentas, como a FTX e a Terraform Labs.
Com a promessa de mudança na agência reguladora, Trump conseguiu atrair o apoio de diversos líderes do mercado de criptomoedas, dentre eles os gêmeos Winklevoss, que estão no comando da plataforma cripto Gemini, também investigada pela SEC. Tyler e Cameron doaram US$ 1 milhão cada para a campanha do republicano.
“O presidente Donald J. Trump é a escolha pró-Bitcoin, pró-cripto e pró-negócios. Isso não está nem remotamente aberto ao debate. Qualquer pessoa que lhe diga o contrário está gravemente mal informada, delirando ou não dizendo a verdade. É hora de recuperar nosso país. É hora de o exército cripto enviar uma mensagem a Washington: que nos atacar é suicídio político. É por isso que votarei no presidente Trump em novembro e espero que você também o faça. Avante!”, disse Tyler.