A Binance emitiu uma declaração pública em resposta às alegações feitas pela Zettai, empresa controladora da exchange WazirX, após um ciberataque que resultou em perdas de fundos dos usuários da plataforma.
A gigante global do setor cripto reafirmou que não possui qualquer envolvimento nas operações da WazirX e responsabilizou a Zettai e sua administração pelos prejuízos enfrentados pelos clientes.
Perdas milionárias
O ataque, ocorrido em 18 de julho de 2024, comprometeu uma carteira gerida por um processo de múltiplas assinaturas, no qual participavam cinco membros da equipe da WazirX e um representante da custódia terceirizada Liminal.
O hack resultou na perda de US$ 235 milhões em criptomoedas dos usuários, o que gerou uma onda de solicitações de saque, às quais a WazirX teve dificuldades em atender.
Com isso, em 27 de agosto, a Zettai entrou com um pedido de moratória no Tribunal Superior de Singapura, numa tentativa de barrar ações judiciais por parte dos credores.
Em documentos legais, Shetty admitiu que quase metade dos ativos digitais da plataforma foi perdida durante o ataque, o que inviabilizou a capacidade da exchange de honrar os saques solicitados.
A defesa da Binance
Embora as declarações de Nischal Shetty, fundador da Zettai e WazirX, sugerissem a participação da Binance no hack, a empresa negou qualquer relação com a operação ou com o ataque à carteira.
Em sua nota oficial, a Binance reforçou que, em nenhum momento, antes ou após o ocorrido, teve controle, propriedade ou envolvimento operacional com a WazirX.
Além disso, a plataforma cripto enfatizou a importância de que as empresas assumam total responsabilidade pela segurança dos fundos e pela resolução da situação, sem tentar desviar a atenção com falsas acusações.