Vitalik Buterin apresentou uma proposta para o ecossistema de staking do Ethereum (ETH). Segundo o programador, o atual valor mínimo necessário para participar do processo, 32 ETH, pode ser um obstáculo para muitos investidores e, por isso, deve ser alterado.
Buterin propôs que o valor mínimo para staking seja discutido e, eventualmente, reduzido para 16 ou 24 ETH. O criador do Ethereum reforça que essa mudança poderia ampliar a participação no staking e contribuir para a estabilidade da altcoin, ao atrair um número maior de validadores.
“Eu acho que há uma versão sensata disso, onde reconhecemos que 32 ETH é muito mais uma barreira do que um requisito de largura de banda, e temporariamente fazemos uma troca, onde aumentamos um pouco o requisito de largura de banda e, em troca, reduzimos o depósito mínimo de staking para, por exemplo, 16 ou 24 ETH”.
Além disso, Buterin destacou a possibilidade de utilizar novas tecnologias, como PeerDAS e Orbit Stateless Smart Contract Functions (SSF), que permitiriam uma redução ainda mais drástica no depósito mínimo, chegando a apenas 1 ETH.