O PBOC, Banco Popular da China, apontou um crescimento na adoção de sua CBDC, registrando mais de 180 milhões de carteiras criadas até o final de julho. A moeda digital movimentou mais de 7,3 trilhões de yuans, equivalente a aproximadamente 1 trilhão de dólares.
Mu Changchun, diretor de pesquisa do PBOC, destacou a importância do yuan digital, afirmando a relevância dessa tecnologia para impulsionar o status da China como potência financeira.
Como funciona o Yuan Digital
O e-CNY opera em dois níveis, com o Banco Popular da China supervisionando a gestão central, enquanto as instituições comerciais administram a distribuição. A tecnologia desenvolvida permite uma variedade de formas de pagamento, incluindo transações offline para regiões onde o acesso à internet é limitado.
O projeto, que começou em 2014, ampliou sua aplicabilidade em diversos setores, como saúde, varejo, entre outros. Além disso, conta com uma forte colaboração com os bancos centrais da Tailândia, dos Emirados Árabes Unidos e de Hong Kong.
A idéia por trás da CBDC é promover para a China um sistema financeiro que apoie o desenvolvimento nacional e a competitividade internacional.
Fonte: cryptoslate