Um usuário da rede social X compartilhou um vídeo de 2019 de Donald Trump, onde o bilionário disse que era necessário combater a “glorificação da violência” na sociedade, que cresce através de jogos eletrônicos que, segundo ele, são disponíveis e celebram comportamentos agressivos. A fala foi motivada pelos tiroteios ocorridos em El Paso e Dayton.
A repercussão foi imediata entre os gamers, que temem que, se Trump for reeleito em novembro, sua administração possa considerar a proibição de determinados jogos.
No Reddit, o tópico “Não acredito que Trump pode banir jogos violentos antes de GTA 6” gerou diversos comentários. Um usuário destacou que a indústria de jogos movimenta US$ 200 bilhões, questionando, assim, a viabilidade de uma proibição real.
Contudo, é importante esclarecer que a citação de Trump já tem cinco anos e não é uma proposta atual de sua campanha. Além disso, o republicano não fez menções explícitas a uma possível proibição de jogos em suas recentes aparições.
Durante uma transmissão ao vivo em agosto de 2024 com o streamer Adin Ross, conhecido por suas jogatinas de NBA 2K e Grand Theft Auto, Trump teve uma postura mais equilibrada em relação aos jogos, afirmando que seus filhos o incentivaram a participar da transmissão.