O mercado de criptomoedas continua em alta, com o bitcoin (BTC) acima de US$ 68.000 e o Ethereum (ETH) performando bem em US$ 2.700. Inclusive, no momento da escrita deste artigo, o BTC é negociado a apenas 5% abaixo de seu maior preço já registrado.
Segundo Min Jung, analista da Presto Research, a proximidade da alta histórica (ATH) do bitcoin representa um ponto de resistência importante para a criptomoeda.
“A quebra dessa barreira pode sinalizar um novo ciclo de valorização”.
Enquanto isso, o analista Michael van de Poppe aponta que podemos esperar uma nova ATH para o BTC em breve.
#Bitcoin is attacking the $70K barrier and aims for the subsequent liquidity to be taken.
— Michaël van de Poppe (@CryptoMichNL) October 21, 2024
I think we're on the edge of making a new ATH.
Whether it's this month or next month, I don't know, but the bull market is here.
If this scenario happens, then I'm buying the dip. pic.twitter.com/Evcty6xraI
“Bitcoin está atacando a barreira dos 70 mil dólares e mira a próxima liquidez a ser capturada. Acho que estamos à beira de fazer um novo recorde histórico (ATH). Se será neste mês ou no próximo, eu não sei, mas o mercado de alta já está aqui. Se esse cenário acontecer, eu vou comprar na queda”.
Política e economia nos EUA
O cenário político norte-americano tem ganhado relevância, com as criptomoedas se tornando um tema central no debate eleitoral.
David Lawant, diretor de pesquisa da FalconX, destaca que o assunto ganhou a atenção de um grande público.
“Cripto está finalmente no centro das discussões políticas, algo inédito em eleições passadas”, afirma.
Conforme observado por Lawant, os investidores de criptomoedas acompanham atentamente a possibilidade de vitória de Donald Trump.
O ex-presidente dos EUA está construindo uma boa relação com iniciativas Web3, mineração de Bitcoin, finanças descentralizadas (DeFi) e tokens não fungíveis (NFTs).
Enquanto isso, Kamala Harris, sua adversária, tem se esforçado para atrair a atenção dos investidores da indústria blockchain, afirmando que dará apoio ao setor caso seja eleita presidente dos Estados Unidos.
Segundo as previsões da Polymarket, Trump está liderando a corrida com 60% de chances de vitória, 21 pontos à frente de Harris. Por outro lado, a média nacional de pesquisas compilada pelo FiveThirtyEight coloca a democrata com uma vantagem de 1,8%.
Para Augustine Fan, chefe de insights da SOFA.org, uma vitória de Trump, combinada com uma maioria republicana no Congresso, poderia abrir caminho para legislações mais favoráveis ao mercado de criptomoedas.
“Isso aumentaria as chances de aprovação de reformas voltadas aos ativos digitais, como o plano de reforma apoiado por Trump e Vance”.
Além da eleição presidencial, o mercado aguarda a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que pode influenciar ainda mais o rumo do bitcoin. De acordo com o FedWatch da CME Group, há uma probabilidade de 94,4% de um corte de 0,25% na taxa de juros.
Min Jung acredita que o alinhamento de fatores políticos e econômicos poderá dar novo impulso ao BTC.
“Se o cenário continuar favorável, o bitcoin pode se valorizar ainda mais nas semanas seguintes à eleição e à reunião do FOMC”.