A VanEck anunciou a ativação bem-sucedida da função de staking para seu Solana ETN, lançado no mercado europeu.
O fundo conta com um total de US$ 73 milhões em ativos sob gestão e agora incluirá as recompensas de staking no cálculo do valor patrimonial diário.
O Solana ETN é um produto digital negociado em bolsa que acompanha o preço do token SOL.
Com a nova funcionalidade, as recompensas geradas por staking serão acumuladas e reinvestidas automaticamente, refletindo no valor dos ativos ao final de cada dia.
De acordo com Mathew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, a empresa utiliza um modelo interno de gestão de risco dinâmico para assegurar liquidez diária, permitindo cobrir as solicitações de resgate de maneira eficiente.
Sigel destacou que a implementação do staking para Solana é mais ágil, já que os períodos de bloqueio são mais curtos do que os do Ethereum, o que facilita a operação.
Outro fator que favoreceu a adoção dessa funcionalidade foi a maior flexibilidade das regulamentações europeias, que permitem a introdução do staking em produtos negociados em bolsa de maneira mais eficiente do que nos Estados Unidos.
Quando questionado sobre a operação de um node validador próprio, Sigel explicou que, devido às regras do setor financeiro tradicional, a VanEck não pode reter diretamente os fundos de seus clientes. Por isso, o staking é realizado por meio de um provedor externo, com o controle dos ativos mantido por um custodiante, garantindo a segurança dos fundos em armazenamento a frio.