O governo federal divulgou um alerta por meio da Secretaria de Comunicação Social sobre um golpe que tem circulado nas redes sociais. O esquema consiste em um vídeo falso atribuído ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmando que há dinheiro esquecido em contas bancárias, o que leva os usuários a um link fraudulento.
Esse link simula as páginas oficiais do governo, solicitando que os usuários insiram seus dados de login e senha da plataforma Gov.Br. Em seguida, os criminosos tentam extorquir uma taxa para supostamente liberar os depósitos esquecidos. A nota enfatiza que se trata de uma tentativa sofisticada de desinformação, com alto potencial de enganar cidadãos desavisados.
“O fornecimento de informações pessoais nesse tipo de golpe coloca os usuários em risco de ter seus dados, como CPF e senhas, utilizados de forma inadequada. Além disso, o próprio pagamento da taxa indevida cobrada pelos golpistas já representa conduta criminosa”, alerta o governo.
O Sistema de Valores a Receber (SVR), disponível no site do Banco Central, é a única forma legítima de consultar valores esquecidos em contas, e esse serviço não tem custo algum.
Os cidadãos devem sempre utilizar o site do Banco Central para verificar possíveis valores a receber, que pode ser acessado com uma conta Gov.Br, nas versões prata ou ouro. O governo também alertou que não opera com sites que utilizam extensões estrangeiras, e qualquer link que não termine em “.br” pode representar um risco à segurança.
Fonte: Veja