O diretor financeiro do estado da Flórida, Jimmy Patronis, enviou um pedido oficial ao Conselho Estadual de Administração (SBA) para avaliar a inclusão do Bitcoin (BTC) nos fundos de pensão estaduais.
Em uma carta direcionada a Chris Spencer, diretor executivo do SBA, Patronis destacou a importância de maximizar os retornos dos investimentos dos fundos de pensão, que beneficiam bombeiros, professores e policiais. Segundo ele, a diversificação dos investimentos no BTC pode oferecer uma proteção contra a volatilidade de outros mercados financeiros, trazendo mais solidez para o portfólio do estado.
Além disso, Patronis ressaltou as credenciais econômicas da Flórida, como seu rating de crédito Triple A por cinco anos consecutivos e suas reservas financeiras recordes. De acordo com o político, a disposição do estado em explorar novas tecnologias – desde avanços no setor aeroespacial até inovações em FinTech – reforça a relevância de iniciativas no mercado de criptomoedas.
Exemplos a serem seguidos
O CFO mencionou a sugestão do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump de criar uma “reserva estratégica” de Bitcoin, usando as criptomoedas obtidas em ações de aplicação da lei federal. Outro destaque apontado por Patronis foi o governador Ron DeSantis, que tem agido para proteger as finanças pessoais dos cidadãos contra possíveis excessos governamentais no contexto das Moedas Digitais de Banco Central (CBDCs).
Defensor do Bitcoin como uma forma de “ouro digital”, o diretor financeiro propôs a criação de um Programa Piloto de Investimento em Moeda Digital, utilizando o Fundo de Crescimento da Flórida.
Em sua carta, ele também destacou que Wisconsin e Michigan já destinaram parte dos fundos de pensão para investimentos em criptomoedas, enquanto Arizona, Wyoming e Nebraska implementaram medidas para integrar e atrair empresas do setor cripto.
Para avançar com o plano, Patronis solicitou que o SBA produza um relatório detalhado sobre a viabilidade e os riscos envolvidos na incorporação de ativos digitais nas reservas de aposentadoria, visando construir uma base sólida para uma eventual adoção de criptomoedas como parte do portfólio financeiro do estado.