A Cardano (ADA) lançou o primeiro node na mainnet capaz de realizar a transição entre as eras do Chang 2, atualização importante para fortalecer a governança descentralizada da blockchain.
Conhecida como Cardano Node 10.11, essa versão traz aprimoramentos para o sistema de governança, permitindo que operadores de stake pools (SPOs) deleguem votos para opções pré-definidas e que os DReps, delegados de votação, abstenham-se automaticamente quando necessário.
Governança em nova fase
Em uma publicação na rede social X, a Intersect, organização que supervisiona o desenvolvimento da Cardano, destacou que essa atualização marca a saída da blockchain da fase técnica de preparação e a introduz em um ambiente de governança totalmente on-chain.
A proposta CIP-1694 encerrará a era inicial de governança, conhecida como “bootstrap”.
Desde o primeiro hard fork do Chang, a blockchain da ADA vem evoluindo rumo à descentralização. Com o lançamento do Cardano Node 10.11, a governança recebe suporte adicional por meio de novos elementos na linguagem de contratos inteligentes Plutus, conforme descrito nas propostas CIP-0122, CIP-0123 e CIP-0127.
Expectativas e próximos passos
A segunda fase do hard fork Chang, programada para novembro, promete novos avanços na governança da rede. Nos dias que antecedem essa etapa, o Cardano Node v10 foi pré-lançado para testes, a fim de garantir que a rede atinja cinco ações de governança necessárias para consolidar a mudança.
Durante esse período de transição, cabe ao Comitê Constitucional Interino (ICC) e aos operadores de stake pools votar sobre a atualização. Para que a mudança seja finalmente implementada, é necessário que os SPOs atinjam um limiar mínimo de votos “YES”, em conjunto com o ICC. Somente após alcançar esse consenso, a altcoin poderá avançar para o próximo estágio de governança.