O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), segunda maior instituição financeira da Espanha, anunciou o lançamento de um fundo de renda fixa tokenizado. Esse fundo faz parte de um experimento autorizado pelo sandbox regulatório da Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).
O sandbox regulatório espanhol é um espaço criado para permitir que empresas inovem sob a supervisão de autoridades, garantindo que cada projeto passe por rigorosos critérios de avaliação antes de avançar.
No caso do BBVA, o fundo tokenizado será registrado em uma blockchain privada desenvolvida pela Allfunds, empresa especializada em soluções descentralizadas para o setor financeiro.
A Allfunds fornece a infraestrutura de blockchain, os contratos inteligentes e os nodes específicos para esse projeto.
Como será a fase inicial do projeto?
Mesmo com a adoção da blockchain, a operação do fundo será simplificada para os investidores, que o utilizarão de forma semelhante a fundos tradicionais, sem precisar lidar diretamente com as complexidades técnicas da tecnologia descentralizada.
No entanto, para garantir a segurança e controle sobre o projeto, apenas funcionários do BBVA terão acesso ao fundo durante a fase experimental.
A CEO de gestão de ativos do BBVA Europa, Belén Blanco, comentou que o projeto representa um passo importante para introduzir tecnologias com potencial transformador na gestão de ativos.
“Iniciar em um ambiente regulado e seguro permite que a BBVA AM explore essa inovação de forma escalável e segura”.
Além desse projeto, o BBVA planeja, em parceria com a Visa, o lançamento de uma stablecoin atrelada ao euro, prevista para o próximo ano.