Banco mais antigo da Alemanha anuncia que irá testar mineração de Bitcoin com energia renovável

Banco mais antigo da Alemanha anuncia que irá testar mineração de Bitcoin com energia renovável
Pixabay

A gigante das telecomunicações alemã Deutsche Telekom anunciou uma parceria com o Bankhaus Metzler, o banco mais antigo da Alemanha, para implementar um projeto piloto que testa uma infraestrutura de mineração de Bitcoin alimentada por energia renovável excedente.

A iniciativa aproveitará a eletricidade adicional proveniente de fontes renováveis que, de outra forma, permaneceriam subutilizadas devido a limitações na rede elétrica e à falta de opções de armazenamento.

Desafios da energia renovável

Com o aumento da produção de energia renovável, surgem alguns desafios para a estabilidade da rede elétrica, pois os picos de produção irregulares ocorrem em função das condições climáticas.

A Deutsche Telekom acredita que a mineração de Bitcoin pode desempenhar um papel fundamental no equilíbrio entre oferta e demanda na rede elétrica, pois esse modelo já demonstrou sucesso nos Estados Unidos e na Finlândia.

Estrutura do projeto piloto

As operações de mineração serão realizadas pela Metis Solutions GmbH nas instalações da Riva GmbH Engineering, localizadas em Backnang, Alemanha.

A Telekom MMS ficará responsável pela operação dos dispositivos de mineração, enquanto o Bankhaus Metzler definirá os testes e analisará os dados, explorando novas possibilidades para serviços financeiros relacionados a ativos digitais.

Oliver Nyderle, chefe de Digital Trust & Web3 Infrastructure da Telekom MMS, comentou que o projeto representa um passo importante para avaliar o efeito regulatório da mineração de Bitcoin na rede elétrica.

“A energia excedente é convertida em valores digitais por meio dos mineradores. Chamamos isso de fotossíntese monetária digital”.

Hendrik König, responsável pelo escritório de ativos digitais do Bankhaus Metzler, afirmou que o banco estabeleceu seu escritório de ativos digitais em 2022 para focar exclusivamente nesse ecossistema.

A Telekom MMS já fornece infraestrutura para Chainlink, Fetch.ai e Polygon. Além disso, em 2023, a empresa aumentou seu portfólio com a operação de um node de Bitcoin, marcando sua primeira participação em uma rede Proof of Work.

Deixe seu comentário: