A Tether financiou uma operação física de petróleo no Oriente Médio. Em outubro de 2024, a divisão de investimentos da emissora de stablecoins facilitou a carga e o transporte de 670 mil barris de petróleo bruto, avaliados em US$ 45 milhões, entre uma gigante do setor de petróleo e uma importante empresa de comércio de commodities.
Desde o lançamento da área de Finanças Comerciais da Tether no início de 2024, a empresa tem investido para apoiar o setor de trade finance, que movimenta trilhões de dólares globalmente, oferecendo soluções de capital acessíveis e modernas.
Este novo braço de negócios é administrado separadamente das reservas de stablecoin da empresa e aproveita os altos lucros da Tether para impulsionar a eficiência no comércio global, utilizando o USDT.
“O financiamento dessa transação de petróleo bruto demonstra nosso compromisso em transformar o cenário de trade finance. Com o USDT, trazemos eficiência e agilidade para mercados que historicamente operavam com estruturas de pagamento lentas e onerosas. Estamos apenas começando, e nossa meta é expandir nosso suporte para outros setores de commodities e além, promovendo inclusão e inovação no sistema financeiro global”, disse Paolo Ardoino, CEO da Tether.
A utilização do USDT nas transações de trade finance ajuda a reduzir custos e acelerar pagamentos, trazendo vantagens em relação ao crédito tradicional, além de garantir padrões de compliance e combate à lavagem de dinheiro, graças à transparência proporcionada pela blockchain.