A senadora Cynthia Lummis, de Wyoming, apresentou um projeto de lei que prevê a venda de parte das reservas de ouro do Federal Reserve para adquirir 1 milhão de bitcoins, equivalente a 5% do total em circulação da criptomoeda.
Com o preço atual do bitcoin, o custo estimado do projeto é de US$ 90 bilhões, mas a republicana aponta que essa cifra pode subir, caso o mercado reaja à movimentação do governo.
Além disso, Lummis argumenta que a conversão de ouro para bitcoin teria um impacto neutro no balanço patrimonial dos Estados Unidos, pois o país possui ativos em certificados de ouro suficientes para financiar a operação.
Uma aposta no longo prazo
Segundo o projeto de Lummis, o bitcoin adquirido seria mantido por um período mínimo de 20 anos. A expectativa é que sua valorização ao longo do tempo possa ajudar a reduzir a dívida nacional.
No entanto, o projeto pode enfrentar resistências. Para exemplificar, Jennifer J. Schulp, do Cato Institute, aponta que o bitcoin ainda não demonstrou estabilidade suficiente para justificar o uso de recursos governamentais em sua compra.
Além disso, o projeto carece de apoio político, não contando com co-patrocinadores no momento.