Proposta de senadora dos EUA prevê venda de ouro do Fed para criar fundo de Bitcoin (BTC)

Proposta da senadora dos EUA prevê venda de ouro do Fed para criar fundo de Bitcoin (BTC)
Bloomberg News

A senadora Cynthia Lummis, de Wyoming, apresentou um projeto de lei que prevê a venda de parte das reservas de ouro do Federal Reserve para adquirir 1 milhão de bitcoins, equivalente a 5% do total em circulação da criptomoeda.

Com o preço atual do bitcoin, o custo estimado do projeto é de US$ 90 bilhões, mas a republicana aponta que essa cifra pode subir, caso o mercado reaja à movimentação do governo.

Além disso, Lummis argumenta que a conversão de ouro para bitcoin teria um impacto neutro no balanço patrimonial dos Estados Unidos, pois o país possui ativos em certificados de ouro suficientes para financiar a operação.

Uma aposta no longo prazo

Segundo o projeto de Lummis, o bitcoin adquirido seria mantido por um período mínimo de 20 anos. A expectativa é que sua valorização ao longo do tempo possa ajudar a reduzir a dívida nacional.

No entanto, o projeto pode enfrentar resistências. Para exemplificar, Jennifer J. Schulp, do Cato Institute, aponta que o bitcoin ainda não demonstrou estabilidade suficiente para justificar o uso de recursos governamentais em sua compra.

Além disso, o projeto carece de apoio político, não contando com co-patrocinadores no momento.

Deixe seu comentário: