A Câmara dos Representantes do estado do Texas, nos Estados Unidos, apresentou um projeto de lei para a criação de uma reserva de Bitcoin (BTC).
A iniciativa foi apresentada pelo deputado estadual Giovanni Capriglione, que defendeu a proposta durante um evento virtual.
O plano prevê a aceitação de impostos, taxas e doações em Bitcoin, que seriam mantidos como reserva por, pelo menos, cinco anos.
Segundo Capriglione, o objetivo é proteger as finanças estaduais contra os efeitos da inflação e reforçar a posição do Texas como líder na adoção do BTC.
“Investir em Bitcoin é uma estratégia que beneficia o estado em diversos aspectos”.
O projeto de lei é chamado de Ato para Estabelecer uma Reserva de Bitcoin no Tesouro do Estado do Texas e Gerenciar Criptomoedas por Instituições Públicas.
Embora o texto não contemple uma compra direta de BTC pelo governo, Capriglione espera que empresas e mineradores comecem a pagar impostos utilizando a criptomoeda.
“Quero que esse projeto seja o mais abrangente possível e, com o apoio legislativo, ele pode ser aumentado no futuro”.
Estados dos EUA de olho no Bitcoin
Além do Texas, outros estados dos EUA estão estudando a ideia de uma reserva de Bitcoin. A Pensilvânia, por exemplo, avalia a ideia através da medida apelidada de “Strategic Bitcoin Reserve Act”, introduzida na Câmara estadual pelos representantes republicanos Mike Cabell e Aaron Kaufer.
Cabell apontou que o investimento em Bitcoin pode atuar como um “hedge” contra a inflação, pois diversas instituições financeiras e alguns governos soberanos já adotaram a criptomoeda para proteger suas reservas econômicas das oscilações do mercado.
De acordo com o político, adicionar uma pequena fração dos fundos do estado em BTC pode contribuir para uma carteira pública diversificada e robusta.
Enquanto isso, Oklahoma, Louisiana, Montana e Arkansas aprovaram leis que incentivam a mineração e o uso de criptomoedas.
Leia mais: Bilionário fundador da Interactive Brokers aconselha cautela ao investir em Bitcoin (BTC)