O Federal Reserve (Fed) fará o anúncio sobre sua decisão de corte na taxa de juros dos Estados Unidos esta semana, mais especificamente na quarta-feira (18).
A expectativa dos especialistas de mercado, de acordo com a ferramenta FedWatch, é que o banco reduza sua taxa básica de juros em 25 pontos-base.
No entanto, com base nas falas anteriores de Jerome Powell, presidente do Fed, o ciclo de cortes pode ser interrompido em breve, com o republicano anunciando uma pausa no ritmo de alívio monetário já no início de 2025.
“É possível que o corte venha acompanhado de um comunicado sinalizando a necessidade de observar novos dados econômicos antes de continuar a redução das taxas,” disse a economista Megan Leonhardt.
Expectativas para 2025
O Goldman Sachs ainda acredita que veremos cortes adicionais em 2025, prevendo reduções de 25 pontos-base em janeiro e março, com mais dois cortes em junho e setembro.
Contudo, o banco também destacou que membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) têm manifestado maior cautela, aumentando a incerteza sobre a trajetória da política monetária nos próximos meses.
Os dados econômicos de novembro, mais fortes do que o esperado, são um dos fatores que vêm alimentando o debate sobre a intensidade dos cortes no próximo ano.
Além da decisão sobre a taxa de juros, é importante ficar atento ao discurso de Powell e às novas projeções econômicas do Fed, que devem oferecer pistas sobre como o banco central pretende lidar com os desafios fiscais, a inflação e fragilidades pontuais no mercado de trabalho.
Leia mais: Federal Reserve deve adotar postura cautelosa em cortes de juros em 2025, aponta economista