Demitir clientes? Entenda quando cortar relações tóxicas

No mundo dos negócios, quanto mais clientes tivermos, melhor. Além disso, isso pode, na maioria das vezes, resultar em um alto faturamento, seguido de excelentes números no fechamento anual. Empreendedores e empresários realizam ações de marketing para expandir cada vez mais a marca e aumentar sua visibilidade.

Em contrapartida, os consumidores estão cada vez mais exigentes, comparando empresas, resultados e avaliações de outros clientes, tornando cada vez mais difícil mapear seu comportamento. No entanto, existe um aspecto que todo empreendedor teme: demitir clientes. Neste artigo, vamos abordar o tema para que você entenda quando é necessário cortar relações tóxicas.

Relações tóxicas de clientes com empresas

Relacionamentos tóxicos existem tanto em amizades, conjuges e até mesmo em clientes e empresas. No entanto, essa última, é uma das mais complicadas pelo seguinte motivo: o cliente é quem proporciona capital para o empreendedor.

Por este motivo, fica muito difícil para vários empresários cortar essas relações e até mesmo identificar quando é o momento de dizer adeus a aquela cliente.

Aprenda a identificar os sinais de uma relação tóxica

Um dos principais indícios de um relacionamento tóxico é a urgência. Esta desrespeita os limites do empreendedor e, muitas vezes, é acompanhada de um trabalho longo, com muitos pedidos de alterações e, geralmente, um preço abaixo do mercado, porque, inicialmente, o cliente comenta que é “somente uma alteraçãozinha”.

O segundo principal e o mais alarmante é a falta de respeito, críticas destrutivas e comportamentos passivo-agressivos, como respostas evasivas, ironias ou reclamações indiretas. Esse tipo de comportamento desgasta a saúde mental de qualquer empreendedor, além de causar danos sérios no longo prazo.

Além disso, tomar cuidado com descontos é muito importante. Caso o cliente peça muitos descontos, isso pode significar que ele não percebe o valor do seu serviço. Essa atitude pode resultar em indicações baseadas em “o serviço é barato, então vou nele(a)”, em vez de no verdadeiro valor que você entrega.

Como evitar relações tóxicas com clientes?

Outro fator importante, mas pouco valorizado pelos empreendedores, é a formalização. Há inúmeras plataformas gratuitas de assinatura online para formalizar o que será, de fato, entregue em seus serviços.

Muitas pessoas acreditam que esse processo pode “assustar o cliente”, mas ocorre o contrário: ele demonstra seriedade nos serviços prestados e oferece previsibilidade sobre o que será entregue.

Se demitir é a única saída, se programe para isso

Se você identificou, através deste artigo, indícios de que está vivendo em um relacionamento cliente-empresa tóxico, é hora de tomar uma decisão. Quanto mais tempo você postergar, pior será para o seu negócio e também para sua saúde mental. Por isso, programe-se, defina uma data limite para encerrar os serviços e prepare-se para comunicar sua decisão. Você pode ser sincero(a) ou dizer algo como: “Minha agenda está lotada e, infelizmente, terei que encerrar nossa parceria.”

Este artigo também se aplica a sócios, colegas de trabalho e qualquer relação dentro do mundo corporativo. Se a sua saúde mental não for priorizada, além de impactos na sua vida pessoal, sua performance no trabalho também será prejudicada. Concentre-se em eficiência para alcançar um maior equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Deixe seu comentário: