A Chicago Mercantile Exchange (CME) esclareceu que não tomou nenhuma decisão oficial sobre contratos futuros de XRP ou Solana (SOL), após uma página de teste em seu site exibir, por engano, uma possível data de lançamento para esses produtos (10 de fevereiro de 2025).
A informação foi divulgada após o acesso público à versão beta do site, que é utilizada para rascunhos de projetos. Em comunicado, um porta-voz da CME explicou que a página de teste, agora excluída, foi divulgada acidentalmente.
De acordo com dados que circularam brevemente no site, os contratos seriam oferecidos em tamanhos padrão e micro. Para a SOL, os contratos padrão contariam com lotes de 500 unidades, enquanto os microcontratos seriam compostos por 25 unidades.
Já no caso do XRP, os lotes seriam de 50.000 unidades nos contratos padrão e 2.500 unidades nos microcontratos, todos com liquidação em dólares americanos.
Mudança regulatória nos EUA
O cenário regulatório em relação ao mercado de criptomoedas nos Estados Unidos está mudando. Em primeiro lugar, porque agora o país norte-americano tem o maior congresso pró-cripto da história e Gary Gensler, conhecido por suas práticas rígidas na indústria blockchain, abandonou o cargo de presidente da SEC.
Empresas de gestão de ativos e ETFs aproveitaram esse momento para avançar com novas solicitações. Para exemplificar, no início de janeiro, a VanEck protocolou uma aplicação para um ETF focado na economia on-chain, destinado a investir em empresas de transformação digital e instrumentos financeiros digitais, excluindo a posse direta de criptomoedas.
Além disso, a ProShares apresentou uma proposta para um ETF de futuros de Solana, mesmo sem contratos futuros da SOL já disponíveis no CME. Enquanto isso, a gestora Rex-Osprey apresentou ETFs para as memecoins TRUMP, BONK e DOGE.
Antes, já vimos também que o interesse pelo XRP segue forte, com a WisdomTree solicitando a criação de um fundo para o token em dezembro de 2024. Se aprovado, o ETF começará com liquidação em dólares, mas pode, futuramente, adicionar mecanismos de liquidação física. Bitwise, 21Shares e Canary Capital também estão na disputa por aprovações relacionadas ao XRP.
Leia mais: Justin Sun propõe plano para fazer o Ethereum chegar a US$ 10 mil