O site Bitcoin.org completou 16 anos desde sua primeira versão registrada na internet. O pesquisador e historiador do Bitcoin (BTC), Pete Rizzo, compartilhou uma imagem que mostra como a página era em 31 de janeiro de 2009, quando a criptomoeda primária ainda não tinha valor de mercado.
A aparência simples do site mostrava o estágio inicial do projeto e trazia informações sobre o primeiro software de código aberto do BTC, a versão 0.1, lançada em 9 de janeiro daquele ano.
O domínio Bitcoin.org havia sido registrado meses antes, em agosto de 2008, e mais tarde, em outubro, serviu como plataforma para a publicação do famoso whitepaper “Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer”, escrito por Satoshi Nakamoto.
O nascimento da maior criptomoeda do mundo aconteceu oficialmente em 3 de janeiro de 2009, com Satoshi minerando o bloco gênese, que recompensava com 50 unidades de Bitcoin.
O criador do BTC permaneceu envolvido com o projeto até 2010, quando deixou de se comunicar publicamente. Em abril de 2011, ele enviou uma mensagem a um colaborador mencionando que havia seguido em frente.
Nos primeiros anos, o Bitcoin.org foi gerenciado por Satoshi e o desenvolvedor Martti Malmi. Entre 2011 e 2013, a página foi utilizada para distribuir atualizações do software Bitcoin Core.
Em 2013, o site passou por uma reformulação, ganhando novas seções, listagem de softwares e um sistema de tradução.
Quando Satoshi deixou a comunidade, ele transferiu o controle do domínio para outros indivíduos que não eram desenvolvedores do Bitcoin, com o intuito de evitar que o projeto ficasse sob o domínio de uma única entidade.
Atualmente, Bitcoin.org opera como um projeto de código aberto independente, com contribuições de voluntários ao redor do mundo.
Leia mais: Banco Central tcheco pode destinar bilhões de euros de suas reservas ao bitcoin