Donald Trump assinou uma ordem executiva para a criação de um fundo soberano nacional, conduzido pelos Departamentos do Tesouro e do Comércio dos EUA. A medida tem o intuito de estabelecer um mecanismo financeiro estatal capaz de investir em ativos estratégicos e fortalecer a economia do país.
De acordo com a Bloomberg, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que a estrutura do fundo será estabelecida nos próximos 12 meses.
Entre os possíveis usos do novo instrumento financeiro, está a aquisição de empresas de relevância global, como a plataforma de compartilhamento de vídeos TikTok.
Os fundos soberanos são tradicionalmente utilizados por governos para administrar excedentes financeiros e garantir estabilidade econômica a longo prazo.
Normalmente, esses recursos provêm de receitas adicionais, muitas vezes associadas à exploração de commodities, como petróleo e gás.
Com uma estratégia diversificada, tais fundos costumam investir em mercados internacionais, alocando capital em ações, títulos, imóveis e outros ativos.
Embora alguns estados dos EUA já administrem seus próprios fundos soberanos, essa será a primeira vez que o governo federal dos Estados Unidos implementa esse mecanismo.
Além disso, a decisão está alinhada a uma prática já adotada pelos países Noruega, China, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Singapura, Kuwait, Catar, Austrália, Rússia, Coreia do Sul e Chile.
Leia mais: Memecoin Alchemy: Episódio 1 – Como evitar rug pull com o RugCheck