O ex-CEO da BitMEX, Arthur Hayes, comentou sobre o impacto político de uma possível reserva de Bitcoin (BTC) nos Estados Unidos. Em um artigo, ele argumentou que essa estratégia poderia transformar a criptomoeda em um instrumento de poder centralizado e gerar instabilidade no mercado.
Hayes aponta que a criação de um estoque nacional de Bitcoin pode ser usada por governos para influenciar políticas econômicas e sociais. Segundo o atual diretor de investimentos do Maelstrom Fund, caso o governo dos EUA adquirisse uma grande quantidade de BTC, futuras administrações poderiam vender esses ativos conforme seus interesses, provocando volatilidade e afetando o mercado de forma imprevisível.
Outro ponto levantado pelo investidor é que caso o Partido Democrata vença as eleições de 2028, há a possibilidade de a venda do estoque acumulado ser usada para financiar programas sociais, o que prejudicaria investidores cripto alinhados ao governo de Donald Trump.
Ao contrário de Hayes, a gestora de ativos VanEck estimou que uma reserva de Bitcoin poderia reduzir em até 35% a dívida nacional dos EUA até 2049. Já Michael Saylor, fundador da Strategy, acredita que essa iniciativa fortaleceria o dólar dos Estados Unidos e consolidaria a liderança do país na economia digital.
Leia mais: Entenda por que a Solana é uma das escolhas mais inteligentes para 2025