A Ethereum Foundation anunciou uma mudança em sua liderança com a transição de Aya Miyaguchi para o cargo de presidente da organização sem fins lucrativos. A decisão foi divulgada em blog oficial nesta terça-feira.
Miyaguchi, que ocupava o cargo de diretora-executiva desde 2018, destacou que sua nova posição permitirá uma atuação mais focada no desenvolvimento institucional e no suporte à comunidade. Segundo ela, a onda de discussões mostra a essência da rede Ethereum: um ecossistema descentralizado onde diferentes vozes têm espaço para influenciar seus rumos.
“A tensão que surge em momentos de questionamento sobre o desempenho da rede ou o valor de mercado do ETH demonstra uma verdade fundamental: Ethereum pertence a todos justamente porque não pertence a ninguém”.
A mudança na liderança estava sendo planejada há um ano, segundo a publicação. O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, elogiou a trajetória de Miyaguchi e ressaltou sua contribuição para a evolução da fundação. O programador mencionou avanços como as atualizações da rede, os encontros técnicos entre desenvolvedores e a realização do Devcon, conferência anual do ecossistema.
Além da transição de Miyaguchi, Buterin apontou que a estrutura de liderança da Ethereum Foundation passará por reformulações. Um dos nomes sugeridos pela comunidade para assumir um papel central na organização é Danny Ryan, pesquisador que teve papel importante na transição da plataforma de contratos inteligentes para o modelo de Proof of Stake.
Leia mais: Bitcoin cai abaixo de US$ 90 mil após tarifas de Trump e liquidações em ETFs