O Crypto Twitter (CT) iniciou uma campanha de boicote à Binance por supostas manobras de manipulação de mercado. Inclusive, diversos perfis influentes na rede social X, entre eles @NeuralSet, @DeFi_Hanzo, @Defi_FinChain e @CryptoPatel, divulgaram informações que apontam para uma ação coordenada entre a exchange de criptomoedas e o market maker Wintermute.
Uma estratégia de desvio e pânico
Segundo o CT, a Binance teria utilizado uma comunicação enigmática para despistar os investidores. Em um tweet em 1º de abril, a exchange alertou: “não acredite em tudo que lê no Crypto Twitter”, o que poderia facilmente ser interpretado como uma brincadeira de Dia da Mentira. No entanto, essa mensagem pode ter sido uma peça de distração para encobrir operações de venda maciça de tokens.
O papel da Wintermute
A Wintermute, conhecida no mercado de criptomoedas por sua atuação como provedor de liquidez e responsável por grandes operações de market making, estaria envolvida na venda repentina das memecoins $ACT, $TST, $DF e $DEXE.
Os movimentos de venda ocorreram em questão de minutos, ocasionando quedas abruptas e criando a especulação de que o market maker estaria “derrubando” os preços para, posteriormente, recomprar os ativos a valores mais baixos, em uma estratégia já vista em operações passadas da Binance.
Exemplos dessas quedas foram:
- $ACT caiu 49% em 30 minutos
- $DF despencou 16%
- $DEXE perdeu 23%
Segundo o perfil @NeuralSet, a Binance e a Wintermute estariam por trás dessas movimentações, usando seu poder de liquidez para manipular o mercado.
A Wintermute teria iniciado uma onda de vendas massivas ontem, afetando também as memecoins BANANAS31 e $TST.
“Basta olhar para os gráficos – todos os projetos que a Wintermute tocou estão sendo destruídos. Isso não é uma correção, é uma saída coordenada.” — @NeuralSet.
Além disso, as mudanças nas regras de alavancagem e margem para determinados tokens pela maior exchange do mercado cripto, sem aviso prévio, como foi o caso do ACT, contribuíram para a cascata de liquidações, que resultou em perdas que ultrapassaram os US$ 3,7 milhões em apenas alguns minutos.
@NeuralSet acredita que a pressão de venda pode ser interrompida em breve, assim que os “fraquinhos” (investidores despreparados) forem eliminados. O objetivo não seria causar um crash prolongado, mas sim uma queda rápida para acumular ativos a preços reduzidos.
Cuidados que você deve tomar
- Monitorar carteiras de grandes players: acompanhar transações e carteiras por meio de exploradores de blockchain pode ajudar a identificar movimentações atípicas.
- Utilizar stop-loss: essa ferramenta pode limitar perdas em momentos de alta volatilidade.
- Evitar o FOMO: comprar impulsivamente durante “pumps” pode agravar prejuízos em casos de queda repentina.
- Diversificar investimentos: não concentrar recursos em um único ativo, principalmente memecoins, pode mitigar riscos.
Leia mais: Memecoin Broccoli: Será CZ o maior golpista de 2025?