A Pump.fun, plataforma que facilita o lançamento de memecoins na blockchain Solana (SOL), começou a reativar gradualmente seu recurso de transmissões ao vivo após uma suspensão imposta devido a polêmicas relacionadas ao conteúdo exibido. Segundo o cofundador Alon, 5% dos usuários já tiveram o acesso restabelecido.
A decisão vem acompanhada de uma nova política de moderação de conteúdo, que estabelece diretrizes claras sobre o que é permitido e o que ultrapassa os limites aceitáveis na plataforma. O objetivo é evitar situações que possam colocar os usuários em risco, proteger o ambiente digital contra material ilegal ou prejudicial e, ao mesmo tempo, preservar a criatividade e a liberdade de expressão.
Novas regras
Agora, a Pump.fun proíbe conteúdos relacionados a violência, assédio, exploração sexual, perigo a menores e atividades ilícitas. Além disso, há uma postura rígida contra a violação de privacidade, com destaque para o compartilhamento indevido de informações pessoais. A empresa também destacou sua disposição em cooperar com as autoridades em casos de material criminoso.
Um ponto importante a ser mencionado é que a plataforma não baniu totalmente conteúdos considerados sensíveis ou inadequados para o ambiente de trabalho, desde que não violem as diretrizes estabelecidas. Cada caso será analisado individualmente para determinar sua adequação.
A equipe da Pump.fun mantém o direito de decidir unilateralmente sobre a pertinência de determinados conteúdos e aplicar moderação quando necessário. Com isso, os usuários ainda podem se deparar com temas adultos, mas os moderadores poderão intervir sempre que julgarem necessário.
Aqueles que descumprirem as novas diretrizes podem ter suas transmissões encerradas e até mesmo suas contas suspensas. A plataforma permite que usuários recorram da remoção de conteúdos por meio do suporte, mas a decisão final sobre a aplicação das regras cabe à equipe da Pump.fun.
O serviço de transmissões ao vivo foi suspenso em novembro de 2024 após críticas por exibições de ameaças violentas, episódios de automutilação e atos explícitos usados para manipular o preço de tokens.
Leia mais: Solana pode ganhar seu primeiro ETF nos EUA ainda em maio