China reage a tarifas dos EUA e eleva impostos para 125%

China reage a tarifas dos EUA e eleva impostos para 125%
UOL

A tensão entre China e Estados Unidos (EUA) voltou a ganhar força nesta sexta-feira, após Pequim anunciar um aumento nas tarifas sobre produtos estadunidenses. A decisão passa a valer neste sábado (12) e eleva os impostos para 125%.

O anúncio foi feito pela Comissão Tarifária do Conselho de Estado chinês, que criticou a escalada promovida pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Washington confirmou na última quinta-feira (10) que as tarifas sobre produtos chineses alcançam até 145%, somando as taxas previamente aplicadas àquelas justificadas por alegações de problemas comerciais envolvendo o fentanil.

Para as autoridades chinesas, a atitude dos Estados Unidos representa uma afronta às normas do comércio global e à ordem econômica construída no pós-guerra.

O órgão responsável pelas tarifas no país asiático classificou a postura de Washington como unilateral e baseada em coerção, alertando que medidas adicionais poderão ser adotadas.

Em um trecho do comunicado oficial, o governo da China afirmou que manter a escalada tarifária já não se sustenta do ponto de vista econômico e seria visto, futuramente, como um erro histórico.

Pequim ressaltou ainda que não pretende entrar em uma disputa numérica e que, caso os Estados Unidos persistam em ações que prejudiquem os interesses chineses, haverá resposta à altura.

Leia mais: Trump assina lei que derruba regra fiscal sobre DeFi

Deixe seu comentário: