Os preços dos produtos mais populares durante a Semana Santa de 2025 apresentaram uma leve diminuição em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados divulgados na segunda-feira (14) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nas informações do IBGE, a média de preços caiu 0,43% em comparação ao feriado de 2024.
No entanto, a Páscoa de 2025 teve uma alta de 20,2% em relação ao ano anterior.
A pesquisa analisou os preços de 11 itens e identificou que seis deles apresentaram aumento, enquanto cinco registraram queda.
Os preços da batata-inglesa, cebola, tomate, arroz e pescados caíram, com a batata-inglesa liderando a redução com 40,5%.
Por outro lado, azeite de oliva, ovos de galinha, azeitonas, chocolates e achocolatados tiveram aumentos.
O item que mais disparou foi o chocolate, com um crescimento de 18,5%. A FecomercioSP atribui a alta global dos preços do chocolate, em parte, à quebra na safra dos principais produtores internacionais, como Gana.
Em relação às projeções para as vendas de abril, a FecomercioSP é otimista. A expectativa é de um aumento de 5% no faturamento dos supermercados do estado de São Paulo em comparação com o mesmo mês de 2023.
Leia mais: Inflação no Brasil registra leve melhora em março, mas acumula alta nos últimos 12 meses