Por uma votação apertada de 6 a 5, o Comitê de Receita e Tributação do Senado estadual de Oklahoma rejeitou o projeto de lei HB1203, conhecido como Strategic Bitcoin Reserve Act.
Um dos votos que mais chamou a atenção foi o da senadora Christi Gillespie, que inicialmente era contra a proposta. A política afirmou ter mudado de ideia após ser procurada por eleitores defensores do Bitcoin.
A reversão foi celebrada por entusiastas da criptomoeda, como Dennis Porter, CEO do Satoshi Action Fund, que destacou a importância do engajamento da comunidade nas decisões legislativas.
No entanto, a mudança de Gillespie não foi suficiente, pois votos contrários de quatro senadores republicanos — Todd Gollihare, Chuck Hall, Brent Howard e Dave Rader — e dois democratas, Julia Kirt e Mark Mann, impediram a aprovação do projeto de lei.
Apresentado em janeiro de 2025 pelo deputado Cody Maynard, o HB1203 previa que o tesouro estadual pudesse investir em bitcoin e outros ativos digitais que tivessem mantido um valor de mercado superior a US$ 500 bilhões ao longo do último ano.
Atualmente, apenas o BTC atende a esse critério. O projeto havia avançado anteriormente com aprovação em comitê da Câmara estadual, por 12 votos a 2.
Leia mais: Layer 2 da Coinbase quebra promessa, lança memecoin e vê colapso de 94% em sete minutos