A exchange de criptomoedas Coinbase confirmou que está considerando a possibilidade de solicitar uma carta bancária federal nos Estados Unidos (EUA). Em uma declaração enviada ao Cointelegraph, um porta-voz da empresa informou que essa é uma opção que está sendo ativamente analisada, mas sem uma decisão formal até o momento.
No entanto, a empresa liderada por Brian Armstrong não detalhou os motivos para considerar a solicitação de uma carta bancária.
Antes disso, saíram reportagens que apontam que a Coinbase, Circle e Paxos, além do custodiante BitGo, estão planejando aplicar para uma licença bancária nos EUA.
Uma possível licença nessa área permitiria que as empresas de criptomoedas operassem de forma similar aos bancos tradicionais, com a capacidade de receber depósitos e realizar empréstimos.
Por outro lado, as companhias que obtêm essas licenças ficam sujeitas a uma supervisão regulatória mais rigorosa, com exigências de relatórios detalhados.
Um exemplo de empresa que já possui uma carta bancária federal é a Anchorage Digital, que, apesar da licença, enfrenta uma investigação do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, por meio da El Dorado Task Force.
Leia mais: Transações com stablecoins superam a Visa no 1º trimestre de 2025