Trump anuncia redução de tarifa de 145% sobre a China após negociações com Xi Jinping

Trump anuncia redução de tarifa de 145% sobre a China após negociações com Xi Jinping
Uol

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na terça-feira (22) que a tarifa imposta à China, atualmente em 145%, deverá sofrer uma redução após futuras negociações com o presidente chinês, Xi Jinping.

Durante conversa com jornalistas no Salão Oval, o republicano disse que a taxa atual é muito elevada e sinalizou que haverá uma queda, embora sem eliminação total. “Não será tão alta… vai cair substancialmente, mas não será zero”.

A tarifa de 145% foi mantida após Trump suspender por 90 dias a aplicação de tarifas recíprocas a outros parceiros comerciais, período no qual o percentual aplicado a esses países caiu para 10%. A pausa é vista como uma estratégia para abrir espaço a novos acordos.

O presidente dos Estados Unidos diz estar confiante em um entendimento com Pequim nos próximos dias, destacando sua relação pessoal com Xi como fator determinante para o avanço das tratativas.

“Vamos ser muito bons com a China, ter uma ótima relação com o presidente Xi. Mas eles estavam se aproveitando da gente e isso não vai mais acontecer”.

Além de criticar a postura anterior do país asiático, Trump disse acreditar que a China sairá beneficiada do acordo e que ambos os países poderão “viver muito bem juntos e, idealmente, trabalhar em parceria”.

Leia mais: Trump volta a atacar presidente do Fed e ameaça demissão: “Se eu quiser, ele sai rapidinho”

Deixe seu comentário: