Em sua primeira aparição política de grande porte desde a derrota na eleição presidencial de 2024, a ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, criticou o atual presidente do país, Donald Trump. Em um discurso para doadores democratas em San Francisco, a política classificou o republicano como “um desastre completo” e acusou seu governo de mergulhar o país em uma crise econômica fabricada.
O evento aconteceu no Palace Hotel e foi promovido pela Emerge America, organização voltada ao incentivo de mulheres democratas na política. Harris aproveitou a ocasião para denunciar o que chamou de uma agenda egoísta e autoritária, afirmando que Trump favorece aliados, persegue opositores e enfraquece as instituições democráticas.
Segundo a advogada, as decisões irresponsáveis de Trump em relação a tarifas comerciais resultaram na maior crise econômica criada por um governo na história recente dos EUA. Ela responsabilizou o presidente pela alta nos preços de bens essenciais, queda na poupança para a aposentadoria e um mercado de trabalho instável. Além disso, Harris disse que os Estados Unidos estão sendo conduzidos para uma nova recessão.
A ex-vice-presidente também acusou Trump de desafiar ordens judiciais e desmontar programas sociais, além de romper alianças internacionais e enfraquecer mecanismos de controle de poder.
Com o lema “a coragem é contagiosa”, Harris estimulou os democratas a se manterem unidos diante do que classificou como uma crise constitucional iminente. Ela disse que, embora o medo possa se espalhar, a coragem também é capaz de mobilizar e inspirar.
Leia mais: World: Projeto cripto de Sam Altman chega aos EUA e se conecta ao Tinder para garantir perfis reais