COTI Network é escolhida pelo BCE para testar soluções de euro digital com foco em privacidade

COTI Network é escolhida pelo BCE para testar soluções de euro digital com foco em privacidade
ChatGPT

O Banco Central Europeu (BCE) está se preparando para mais uma rodada de testes com a criação de um euro digital, e a COTI Foundation fará parte desse momento. Isso porque o BCE selecionou a COTI Network como uma sandbox para o seu projeto de euro digital.

A rede foi destacada por sua experiência com moedas digitais de bancos centrais (CBDCs), após um programa exploratório com o Banco Central de Israel.

“Ser convidado a trabalhar com o BCE em um projeto tão importante é uma grande honra e uma prova da expertise e do esforço da equipe da COTI. A privacidade é um componente vital para o futuro da Web3, garantindo a segurança dos usuários e a conformidade das organizações, e os mesmos benefícios se aplicam às CBDCs”, disse Shahaf Bar-Geffen, cofundador e CEO da COTI.

O banco reuniu um total de 70 entidades empresariais privadas, com destaque para KPMG e Erste Group Bank AG, mas a COTI é uma das poucas representantes de criptomoedas na consideração do BCE.

O objetivo da instituição é estudar soluções digitais do ponto de vista de fintechs, bancos e startups de blockchain. Nesse sentido, ela já realizou várias sessões exploratórias para moedas digitais, revertendo sua posição inicial de ceticismo.

Mudança de postura do BCE frente ao mercado cripto

Historicamente, o banco considerava os ativos digitais como uma ameaça ao seu controle de liquidez, mas depois reconsiderou. Inclusive, a Zona do Euro permanece uma das regiões mais regulamentadas para o uso de criptomoedas.

Agora, o BCE permitirá que todas as entidades do Projeto Pioneer trabalhem em soluções até o final de 2025 e apresentem suas descobertas em um relatório no início de 2026. Além disso, o banco buscará soluções completas de gateways de pagamento para o euro digital.

COTI testará uso do euro digital com foco em identidade e privacidade

A COTI Network explorará a possibilidade de usar a moeda do BCE de forma a verificar identidades, mas mantendo um nível de privacidade.

Em geral, as moedas de privacidade são vistas com ceticismo e podem enfrentar limitações adicionais das autoridades da União Europeia. No entanto, a abordagem da COTI Network permite uma verificação completa da autenticidade sem compartilhar informações sensíveis.

Leia mais: Netflix aposta em série sobre escândalo da FTX com Julia Garner e Evan Peters cotados para os papéis principais

Deixe seu comentário: