Butão adota cripto como meio de pagamento oficial no setor de turismo

Butão adota cripto como meio de pagamento oficial no setor de turismo
Imagem destaque: ChatGPT

O himalaico Reino do Butão implementou um sistema nacional de pagamentos em criptomoedas voltado para o turismo. Em parceria com a Binance Pay e o banco local DK Bank, turistas agora podem pagar passagens aéreas, taxas de visto, estadias em hotéis, entradas em monumentos, serviços de guias e até mesmo comida de rua utilizando bitcoin (BTC) e altcoins.

A iniciativa foi lançada oficialmente hoje, 7 de maio de 2025. Ela integra 100 estabelecimentos locais ao sistema e oferece suporte a 100 criptomoedas. Todos os pagamentos são convertidos automaticamente para a moeda local, o ngultrum (BTN), por meio do DK Bank.

Com a novidade, pequenos negócios e empreendedores localizados em áreas remotas, muitas vezes sem acesso a máquinas de cartão ou infraestrutura bancária tradicional, passam a aceitar pagamentos apenas com o uso de um smartphone e um código QR, que já é muito utilizado na região, o que facilita a adesão.

Segundo a Binance, além de expandir as formas de pagamento, a medida reduz dores de cabeça comuns para turistas, como taxas elevadas de transação, conversão de moeda e a aceitação limitada de cartões internacionais.

De acordo com dados da Arkham Intelligence, o Butão possui a quinta maior reserva de bitcoin entre os países, superando inclusive El Salvador. A região tem utilizado parte dessas reservas para remunerar servidores e aposta na mineração de BTC como vetor de crescimento econômico, aproveitando sua energia limpa e clima frio.

Leia mais: Será que nunca mais iremos ver um mercado em alta das altcoins?

Deixe seu comentário: