Pix por aproximação chega ao app do Nubank para Android

Pix por aproximação chega ao app do Nubank para Android
Imagem destaque: ChatGPT

O Nubank lançou uma funcionalidade para usuários Android: agora é possível realizar pagamentos via Pix por aproximação, utilizando o chip NFC do smartphone.

A novidade dispensa a necessidade de digitar chaves ou escanear QR Codes, tornando o processo mais ágil e conveniente. Para concluir a operação, é necessário confirmar a transação com biometria ou senha de quatro dígitos.

Já para utilizar o recurso, o cliente precisa ter pelo menos uma chave Pix cadastrada na conta do Nubank. Os pagamentos podem ser feitos com o saldo disponível na conta ou por meio do cartão de crédito, com a opção de parcelamento em até 12 vezes, sujeita a juros e taxas.

O aplicativo também ganhou um atalho específico para o Pix por aproximação, que pode ser adicionado à tela inicial do sistema Android, facilitando ainda mais o acesso à nova função.

Passo a passo para usar o Pix por aproximação:

  1. Certifique-se de que o NFC do seu smartphone está ativado.
  2. Solicite a opção de pagamento via Pix na maquininha.
  3. Abra o app do Nubank, toque em “Pix”, depois “Pagar” e selecione “Pix por aproximação” (ou use o atalho, se já estiver configurado).
  4. Aproxime o celular da maquininha.
  5. Escolha entre pagar com saldo da conta ou com o crédito (à vista ou parcelado).
  6. Confirme a transação com sua biometria ou senha.

Enquanto isso, usuários de iPhone ainda não contam com a funcionalidade e o Nubank informou que não há previsão para o lançamento do Pix por aproximação no iOS. Isso porque o sistema da Apple não integra o Apple Pay ao Pix e impõe restrições ao uso do NFC por terceiros. Apenas empresas credenciadas e que pagam taxas à comanhia podem utilizar o recurso, o que limita a implementação por parte dos bancos.

Essa política está sendo investigada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que busca apurar se as restrições da Apple configuram práticas anticompetitivas. A empresa, por sua vez, solicitou o arquivamento do processo.

Leia mais: Delírios digitais: Como o ChatGPT está alimentando crises espirituais e teorias da conspiração

Deixe seu comentário: